FaQ

O Curso confere algum grau académico, créditos para as Universidades ou algum diploma / certificado?

Não. O Curso Thomas More não confere nenhum grau académico, créditos universitários, diplomas ou certificados.

O Curso é simplesmente uma iniciativa, de uma associação cultural chamada Instituto Thomas More, promovida maioritariamente por um grupo de docentes  e investigadores universitários, através da qual se pretende oferecer a jovens universitários católicos uma formação científica complementar, em áreas especialmente relevantes para a fundamentação integrada e madura da sua fé, como a filosofia, a ética ou a antropologia.

Quando decorrerá?

O 1º semestre da VIII Edição do Curso decorrerá entre Março 2020 e Junho de 2020. O 2º semestre ainda não tem datas confirmadas mas será algures entre Outubro 2020 e Janeiro de 2021.

Onde são leccionados os Cursos?

O Curso a decorrer em Lisboa será no Campo Grande (no nº312).

A que dias?

Uma vez por semana à 2ªf. Muito excepcionalmente uma sessão pode ser leccionada noutro dia a combinar com os alunos, mas, à partida, todas as aulas serão às segundas.

A que horas?

Em horário pós-laboral, das 19h15 às 21h15, uma vez por semana.

Quem pode frequentar o curso?

Qualquer estudante universitário / jovem profissional pode candidatar-se a uma das 40 vagas disponíveis.

E se estiver a fazer um Mestrado ou um Doutoramento?

Não há qualquer problema, pode inscrever-se.

Acabei agora a licenciatura, posso inscrever-me?

Sim.

O curso está pensado especialmente para jovens Universitários, mas, se acabou o curso recentemente, pode inscrever-se na mesma.

Quais são os “Critérios de Selecção” dos candidatos?

A selecção dos alunos será feita principalmente com base na disponibilidade para frequentar o Curso e no interesse revelado pelas matérias abordadas, realizando-se para o efeito uma entrevista presencial com cada candidato.

Na selecção dos candidatos será ainda privilegiada a variedade de faculdades de origem. No caso dos alunos universitários poderá ser dada prioridade aos alunos mais velhos.

Como funciona a entrevista presencial?

A breve entrevista será tendencialmente feita com pelo menos dois coordenadores e não é de forma alguma uma oral! Não se avalia conhecimentos e os alunos não precisam de preparar nada.

Pretendemos somente conhecer os candidatos e ter a certeza que sabem em que consiste o curso e no compromisso que pretendem fazer ao inscrever-se neste.

Em que consiste o curso?

O curso compreende oito cadeiras leccionadas em 2 semestres.

As cadeiras têm exames, trabalhos ou outros elementos de avaliação?

Não.

Para além do horário lectivo, quanto tempo tenho de dedicar ao curso?

Nenhum. Os alunos que tiverem interesse podem ler artigos ou livros que os Professores recomendem mas não será necessário fazerem leituras para as aulas.

Posso só frequentar algumas cadeiras?

À partida um aluno ao pagar a inscrição tem direito a assistir a todas as aulas daquele semestre mas não tem de o fazer… O Curso no entanto está pensado para que os alunos tirem proveito de todas as aulas. Dito isto, se por qualquer razão um aluno tiver de faltar a um conjunto de aulas poderá sempre recuperá-las noutra edição do Curso sem custos adicionais.

Posso só frequentar um semestre?

Sim. O curso está pensado para ter dois semestres, no entanto, se por qualquer razão não tiver interesse ou disponibilidade para frequentar os dois semestres pode frequentar só o primeiro.

O Curso tem algum custo?

Sim. Aos alunos que ainda frequentem a universidade é cobrado um valor de 60€ (por semestre), aos jovens profissionais de 75€ (por semestre).

Existem bolsas para os alunos que não consigam pagar o valor da propina?

Sim. De certa forma todos os alunos já estão a beneficiar de bolsas uma vez que o custo do curso é muitíssimo mais elevado que o montante cobrado aos alunos. No entanto se algum aluno não conseguir pagar o montante estipulado não haverá problema e será encontrada uma solução de forma a que nenhum aluno deixe de frequentar o curso por questões monetárias.