FaQ

 

Quando decorrerá?

A IV Edição do Curso Thomas More irá decorrer durante o ano 2018 em Lisboa e no Porto e compreende oito cadeiras, leccionadas durante dois semestres.

O 1º semestre decorrerá entre Março e Junho de 2018. O 2º semestre será leccionado entre Outubro e Dezembro de 2018.

 

Onde são leccionados os Cursos?

O Curso a decorrer em Lisboa será no Campo Grande (no nº312).

O Curso a decorrer no Porto será na Rua de Azevedo de Albuquerque  no nº 17.

 

A que dias?

À 3ªf em Lisboa e à 2ªf no Porto. Excepcionalmente uma ou outra sessão pode ser leccionada noutro dia a combinar com os alunos, mas, à partida, todas as aulas serão às terças e às segundas respectivamente.

 

A que horas?

Em horário pós-laboral, das 19h às 21h, uma vez por semana.

 

Quem pode frequentar o curso?

Qualquer estudante universitário / jovem profissional pode candidatar-se a uma das 40 vagas disponíveis.

 

E se estiver a fazer um Mestrado ou um Doutoramento?

Não há qualquer problema, pode inscrever-se.

 

Acabei agora a licenciatura, posso inscrever-me?

Sim.

O curso está pensado especialmente para jovens Universitários, mas, se acabou o curso recentemente, pode inscrever-se na mesma.

 

Quais são os “Critérios de Selecção” dos candidatos?

A selecção dos alunos será feita principalmente com base na disponibilidade para o Curso e no interesse revelado pelas matérias abordadas, realizando-se para o efeito uma entrevista presencial com cada candidato.

Na selecção dos candidatos será ainda privilegiada a variedade de faculdades de origem. No caso dos alunos universitários poderá ser dada prioridade aos alunos mais velhos.

 

Como funciona a entrevista presencial?

A breve entrevista será sempre feita com pelo menos dois coordenadores e não é de forma alguma uma oral! Não se avalia conhecimentos e os alunos não precisam de preparar nada.

Pretendemos somente conhecer os candidatos e ter a certeza que sabem em que consiste o curso e no compromisso que pretendem fazer ao inscrever-se neste.

 

Em que consiste o curso?

O curso compreende oito cadeiras lecionadas em 2 semestres.

Para além de oito cadeiras tradicionais os alunos universitários (em Lisboa) terão mais uma em regime de tutoria. Esta consiste em elaborar um trabalho científico de pequena dimensão (5 a 10 páginas), através do qual devem aprofundar o estudo de uma das matérias lecionadas. Para auxiliar os alunos na elaboração deste trabalho, cada aluno terá um acompanhamento personalizado, em regime de tutoria.

Os jovens profissionais em Lisboa estão dispensados deste trabalho embora sejam encorajados a fazê-lo.

 

As cadeiras têm exames, trabalhos ou outros elementos de avaliação?

Não.

 

Para além do horário lectivo, quanto tempo tenho de dedicar ao curso?

Nenhum, excepto se for um estudante universitário em Lisboa. Nesse caso, a resposta é somente o tempo de investigação do trabalho científico de pequena dimensão (5 a 10 páginas) que poderá ser realizado nas férias. Os alunos terão oportunidade para estudar e investigar as matérias lecionadas nas aulas através de leituras recomendadas, mas a dedicação de tempo a esse estudo dependerá da disponibilidade e vontade do aluno.

 

Posso só frequentar algumas cadeiras?

Não.

 

Posso frequentar só um semestre?

O curso está pensado para ter dois semestres por isso daremos prioridade aos candidatos dispostos a tal. No entanto se não puder frequentar os dois semestres candidate-se na mesma e fale com os coordenadores sobre o assunto.

 

[Para os Universitários de Lisboa] Quem são os tutores?

Os tutores serão Professores Universitários ou profissionais de Comunicação (para os trabalhos que incidirem sobre estes temas), convidados pelo corpo docente. Estes tutores serão especialistas da área de investigação do trabalho a realizar pelos alunos.

 

[Para os Universitários de Lisboa] As tutorias exigem muito tempo?

Nem por isso. Duas breves conversas com o tutor para definir o tema e receber algumas orientações para a realização do trabalho. Caso o aluno tenha interesse e o tutor disponibilidade, o acompanhamento pode ser mais intenso.

 

[Para os Universitários de Lisboa] Qual o prazo final para a entrega do trabalho?

No final do segundo semestre. O prazo será definido pelos repectivos tutores, mas será sempre depois da época final de exames de cada aluno.

 

 

Existem bolsas para os alunos que não consigam pagar o valor da propina?

Sim. Ao pagarem 50€ por semestre os alunos já estão de certa forma a beneficiar de bolsas uma vez que o custo do curso é muitíssimo mais elevado. No entanto se algum aluno não conseguir pagar este valor os coordenadores encarregar-se-ão de conseguir uma nova bolsa para o aluno.